Última atualização 02 de outubro de 2025.
Política de proteção de dados do WiZink Bank SAU –Sucursal em Portugal
1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS TEUS DADOS PESSOAIS?
Responsável pelo tratamento dos teus dados pessoais é o WiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal (WiZink), com NIPC nº 980561825 - CRC de Lisboa, com sede na Av. Colégio Militar, n.º 37 F, 6.º Piso, D, 1500-180 Lisboa, Portugal e telefone 218 700 500 (chamada rede fixa).
Dispomos de um Encarregado de Proteção de Dados que garantirá que os teus dados pessoais são tratados corretamente e resolverá quaisquer questões, consultas ou sugestões que possas ter. Podes contactá-lo, enviando uma carta à sua atenção, para a morada do WiZink que indicámos no parágrafo anterior ou enviando um correio eletrónico para protecaodedados@wizink.pt. Tens também à tua disposição no nosso website um formulário para o exercício dos teus direitos, que se encontra disponível em www.wizink.pt/public/informacao-legal/protecao-de-dados.
O site do WiZink pode conter links para outras páginas web de terceiros, cujas políticas de privacidade são alheias ao WiZink, não sendo o WiZink, por isso, responsável pela privacidade e pelo tratamento de dados pessoais das referidas páginas web de terceiros. Em todo o caso, o WiZink informá-lo-á antes de sair do ambiente WiZink. Ao acederes a essas páginas web, decidirás se aceitas as suas políticas de proteção de dados.
2. COM QUE FINALIDADE TRATAMOS OS TEUS DADOS E QUAL É A SUA BASE LEGAL?
A seguir, detalhamos porquê e para qu tratamos os eus dados pessoais.
a) O WiZink tratará os teus dados com base na gestão e execução do contrato e/ou medidas pré-contratuais, para as seguintes finalidades:
i) Para poder tratar os pedidos dos produtos que inicies no WiZink, e avaliar para isso, a tua capacidade de pagamento e risco de crédito consultando ficheiros internos e externos, conforme descrito abaixo.
Com vista à correta execução das diligências pré-contratuais relacionadas com o teu pedido, o WiZink tem um sistema automatizado de perfil de risco de crédito ou "scoring". Este sistema avalia a tua solvabilidade quando solicitas um cartão, empréstimo outro produto ou serviço de bens. Também utilizamos este sistema automatizado quando te oferecemos um serviço ou propomos um aumento da linha de crédito do teu cartão. Nestes casos, calcularemos automaticamente a probabilidade de cumprires com as tuas obrigações de pagamento, a fim de avaliar se podemos ou não, conceder-te o Produto ou Serviço, bem como para definir o limite de crédito do teu cartão de crédito ou o montante do empréstimo. Esta pontuação “scoring” é o resultado de um procedimento matemático-estatístico e é necessária para cumprir com as obrigações estabelecidas nos nossos contratos de crédito ao consumo, em conformidade com os regulamentos de proteção de dados e os seus resultados apoiam a nossa tomada de decisão nestas situações.
Com este sistema, realizamos uma avaliação da tua capacidade de pagar os montantes que estás contratualmente obrigado, bem como o teu nível de risco, comparando-o com os perfis de risco de crédito que concebemos no WiZink. Realizaremos esta avaliação com base nas seguintes informações que temos sobre ti:
- As informações que nos forneces diretamente no momento do teu pedido de crédito, bem como ao longo das diferentes relações contratuais que tens com o WiZink (por exemplo: o teu salário, despesas, obrigações, trabalho ou tempo de serviço).
- Informações derivadas da relação contratual que temos contigo, ou que derivam de relações contratuais anteriores que tiveste com o WiZink (por exemplo: o teu comportamento, consumo e preferências no reembolso de empréstimos atuais e anteriores).
- A consulta à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal, com base no cumprimento das nossas obrigações legais.
Esta análise da tua solvabilidade, através da qual avaliaremos a tua capacidade de satisfazer potenciais dívidas, será realizada através da tomada de decisões individuais automatizadas, de acordo com os perfis de risco de crédito acima indicados. Com base no risco que detetamos e na notação de crédito resultante da análise de tais informações, podemos aprovar, modificar ou recusar o produto que nos solicitas ou ser elegíveis para te oferecer serviços ou modificações aos seus termos atuais. No caso de recusarmos um pedido de crédito com base numa decisão individual automatizada, poderás apresentar as razões e que considerares apropriadas, opondo-te às mesmas e solicitando a intervenção humana na decisão, dando o teu ponto de vista e contestando a decisão tomada.
No WiZink submetemos este sistema a revisões periódicas para evitar qualquer possível desequilíbrio, erro ou inexatidão na avaliação e, se necessário, fazemos ajustamentos e correções de erros.
Caso não finalizes o processo de contratação de um produto, o WiZink poderá contactar-te para ajudar a finalizar o teu pedido.
ii) Se iniciares um pedido de financiamento oferecido através da marca Aplazame para a compra de um bem móvel ou serviço num comerciante ou estabelecimento, o WiZink partilhará o resultado do pedido de financiamento (aprovação ou não) com a próprio comerciante ou estabelecimento - com o qual o Banco tem os acordos correspondentes -, sem indicar qualquer motivo. Este tratamento é somente para que o comerciante ou estabelecimento possa tratar a tua compra do bem ou serviço.
iii) Se o teu pedido for aceite, o WiZink irá tratar os teus dados pessoais para te registares na tua área privada como cliente e realizar todas as atividades necessárias para desenvolver, gerir e manter o(s) contrato(s) que tens connosco. Isto inclui: gerir os teus dados pessoais, registar e cobrar as operações, gerindo deste modo o teu contrato ou outras formalidades que sejam necessárias a cada momento, além de enviar todas as informações que solicitares. Por exemplo, vamos tratar os teus dados para que possas fazer transações, receber extratos, e consultar as tuas informações na banca online. Também vamos monitorizar se todos os processos funcionam corretamente, e enviar-te quaisquer comunicação relacionada com o funcionamento (como gestão e resolução de possíveis problemas técnicos, notificações sobre alterações nas condições contratuais ou para a gestão de reclamações) dos produtos que tens contratados. Se fores um titular adicional de um cartão de crédito, o WiZink tratará os teus dados para gerir o cartão adicional pelo titular principal do cartão, e prestar os serviços relacionados com essa condição e com qualquer outro contrato que tenhas assinado.
iv) Registar e recuperar as operações. Em caso de incumprimento, o WiZink fará todas as diligências necessárias para recuperar dívidas, incluindo a utilização dos dados de contato fornecidos.
Se fores cliente de um produto de financiamento Aplazame para a aquisição de um serviço contínuo num comerciante com o qual o Banco tem uma parceria, e este assumir o não pagamento das tuas prestações, o Banco pode partilhar os teus dados de não pagamento com esse comerciante. Isto serve para que o comerciante te possa contactar e explicar o que pode acontecer como: interrupção do serviço, não receberes o serviço completo ou a rescisão antecipada do contrato. Em alguns casos, se a falta de pagamento persistir, o WiZink poderá ceder o contrato de financiamento Aplazame, (todo ou parte dele), ao comerciante que presta o serviço ou a um terceiro. Isso pode afetar a validade do serviço que contrataste, de acordo com os termos e condições que acordaste com o comerciante quando contrataste o produto ou serviço financiado com a Aplazame.
v) Se participares em qualquer sorteio ou promoção organizado pelo WiZink os teus dados pessoais serão usados para gerir todas as fases do mesmo, bem como a entrega de prémios e o envio de informações (por meios eletrónicos ou outros) r relacionadas com os mesmos, de acordo com a base legal de cada um.
vi) Se tiveres um programa de fidelidade em vigor, o WiZink pode realizar todo o tratamento necessário para a sua gestão e correto funcionamento. Se este programa for realizado com parceiros do WiZink, os teus dados poderão ser partilhados com eles quando necessário para os fins indicados.
Da mesma forma, caso solicites um Cartão de Crédito Benfica, o WiZink irá consultar os teus dados junto do Sport Lisboa e Benfica (“SL Benfica”) a fim de confirmar se és sócio ou adepto registado no SL Benfica. Caso o proponente não esteja registado no SL Benfica como sócio ou adepto, o WiZink irá enviar os teus dados ao Benfica para que esta entidade, os registe nos seus sistemas, uma vez que a condição de Sócio ou adepto registado no SL Benfica é um requisito indispensável para o acesso ao Cartão de Crédito Benfica. Neste caso, o WiZink transmitirá ao SL Benfica as transações efetuadas com o Cartão de Crédito Benfica emitido pelo WiZink, com o objetivo de ser possível aplicar e gerir os descontos e benefícios do Programa Cartão de Crédito Benfica. O WiZink irá também comunicar os teus dados ao SL Benfica, para que, na eventualidade de cumprir com as condições exigidas para adesão ao Programa Mais Vantagens do Sport Lisboa e Benfica, seja efetuada a tua adesão automática e a associação do Cartão de Crédito Benfica a este Programa.
No caso em que solicites um Cartão de Crédito MOEVE Gow, o Banco irá também efetuar a gestão necessária de modo a ocorrer a transmissão dos dados pessoais entre o WiZink e a MOEVE, para que possa usufruir dos descontos que beneficias ao efetuar compras nos locais de comércio que fazem parte do programa de benefícios do seu Cartão MOEVE Gow.
Na seção “8. Que direitos podes exercer” indicamos quais são os teus direitos, como os podes exercer e o que fazer se não quiseres que sejam realizados estes tratamentos. Para tal, informamos que não podemos aceder a pedidos de oposição ao tratamento de dados, que sejam necessários para a gestão e execução do contrato, durante o período de vigência do mesmo.
b) O WiZink tratará os teus dados com base no seu interesse legítimo para as seguintes finalidades:
i) Para te oferecer através de qualquer meio, incluindo os eletrónicos, produtos ou serviços do WiZink, incluindo os produtos comercializados pelo WiZink como mediador de seguros, que sejam similares aos que contrataste, utilizando para o efeito somente fontes internas do WiZink, como por exemplo campanhas para incentivar a utilização desses produtos em troca de vouchers oferta, bónus de desconto ou similares a ser utlizados noutras entidades com as quais o WiZink tem acordos. Relativamente a seguros, será também efetuado o tratamento de dados, em conformidade com a Diretiva UE 2016/97 sobre a Distribuição de Seguros. Além disso, o WiZink pode oferecer-te produtos similares aos que contrataste quando não tiverem passado mais de 12 meses desde a sua finalização e ainda existe uma expetativa razoável.
Para personalizar as referidas comunicações comerciais, e com base no interesse legítimo reconhecido pelo Regulamento de Proteção de Dados, o WiZink apenas irá tratar as informações que já tem sobre ti nos nossos sistemas. Em particular, iremos tratar os teus dados de identificação, dados de contacto e profissionais, bem como as informações que temos sobre as tuas características pessoais. Além disso, vamos ter em conta os teus dados profissionais ou de atividade, os dados relativos às tuas circunstâncias sociais que nos deste, as informações sobre os produtos e serviços que contrataste e, qualquer outra sugestão ou consulta que possas ter feito.
Para apoiar este interesse legítimo, documentamos um "teste de ponderação" para demonstrar que esta atividade de tratamento não prejudica os interesses dos nossos clientes na proteção dos seus dados pessoais. Quando nos referimos nesta política à documentação de um teste de ponderação, estamos a referir-nos à análise interna que realizamos para confirmar que o nosso interesse legítimo não prejudica os interesses dos nossos clientes na proteção dos seus dados.
Em conclusão, entendemos que o nosso interesse em realizar este tratamento, prevalece para: (i) manter a relação contigo para contratar novos produtos e serviços; (ii) conhecer os teus interesses em relação aos produtos que colocamos à tua disposição; (iii) melhorar as condições de utilização das nossas plataformas e websites. Desta forma será possível enviar ofertas de produtos e serviços o mais adequados possível, que correspondam aos teus gostos e preferências, e assim conquistar a tua fidelidade. Dessa forma, como cliente, receberás principalmente informações comerciais sobre produtos que possam ser do teu interesse.
Tendo em conta o acima exposto, entendemos que no WiZink temos um interesse legítimo que não afeta a tua privacidade, dado que para realizar este tratamento apenas utilizaremos dados que tu já nos tinhas dado, ou que foram gerados na relação contratual (descartando dados obtidos de fontes externas, de terceiros, fora do WiZink, de acordo com a relação incluída na secção "3. Como obtemos os seus dados" da presente Política de Proteção de Dados).
Esta finalidade encontra-se legitimada pelo interesse legítimo, nos termos do Artigo 13.º A número 3, da Lei n.º 41/2004, alterado pela Lei n.º 46/2012, bem como nos termos do Considerando 47 do Regulamento Geral de Proteção de Dados. O interesse legítimo do WiZink tem como base realizar marketing direto com o objetivo de te oferecer produtos e serviços que sejam similares ao(s) que já contrataste e que se ajustem ao teu perfil de risco, contribuindo deste modo para a tua fidelização.
Assim, vamos enviar comunicações comerciais enquanto fores nosso cliente, salvo que nos digas o contrário, opondo-te no momento que nos facultas os teus dados ou em qualquer momento posterior, de acordo com o indicado na seção “8. Que direitos pode exercer?”.
ii) Comunicar os dados estritamente necessários (nome, apelido, data de nascimento e Número de Identificação Fiscal (NIF) ou número de passaporte ou outro documento identificativo equivalente) a outras empresas do Grupo WiZink, exclusivamente caso tenhas manifestado interesse em contratar produtos a essas empresas, de modo a realizar validações da tua identidade, evitar fraudes e agilizar a contratação do produto que te interessa.
O interesse legítimo do WiZink é comprovar a tua identidade e prevenir fraudes nos processos de tramitação ou contratação e melhorar a segurança da atividade desenvolvida de modo a prevenir problemas de segurança dos teus dados ou roubos de identidade.
Tal como no caso anterior, também realizámos um teste de ponderação para garantir que os nossos interesses na prevenção da fraude não prejudicam os direitos dos nossos clientes e utilizadores.
Assim, a nossa conclusão é que prevalece o nosso interesse, uma vez que esta é uma medida necessária para proteger a integridade e o funcionamento dos nossos serviços, e para evitar e prevenir condutas fraudulentas contra os nossos interesses e dos nossos utilizadores. Afinal, o objetivo deste tratamento é identificar pessoas que possam ter atuado de forma fraudulenta e assim evitar contratações futuras, bem como tomar as medidas necessárias para proteger os interesses do Responsável perante a fraude.
Em qualquer caso, tens o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento caso pretendas, assim como solicitar o teu direito de oposição, indicando o tratamento específico a que te opões e as razões relacionadas com a tua situação particular que justificam tal oposição, tal como indicado na secção "8. Que direitos pode exercer?”.
Podes consultar todas as empresas do Grupo WiZink às quais podemos comunicar os teus dados para os fins acima mencionados no Anexo l. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK.
iii) Realizar inquéritos ou estudos de mercado que permitam conhecer a tua opinião sobre os nossos produtos e, serviços, bem como para efetuar a análise da informação estatística obtida através das tuas respostas.
O WiZink realizou um “teste de ponderação” para assegurar que os nossos interesses na realização desta atividade de tratamento não prejudicam os direitos dos nossos clientes e utilizadores. O interesse legítimo do WiZink neste caso é poder oferecer-te produtos e serviços WiZink com a melhor qualidade e experiência possíveis, bem como incorporar o valor gerado pelas tuas opiniões e sugestões nos nossos processos e identificar possíveis áreas de melhoria nos nossos serviços.
Tens o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como solicitar o seu direito de oposição, indicando o tratamento específico a que te opões e as razões relacionadas com a tua situação particular que justificam tal oposição, conforme indicado na secção "8. Que direitos pode exercer?”.
iv) Prevenir e detetar a fraude tanto nos pedidos de produtos que tenhas iniciado connosco, bem como nos contratos que tenhas em vigor. Para tal, o WiZink:
- Irá verificar se os dados fornecidos no pedido do produto, tais como endereço postal, telefones, e-mail, documento de identidade, dados económicos, dados bancários e qualquer outra documentação fornecida. Pode ainda recorrer a diferentes fontes externas acessíveis ao público, como jornais e boletins oficiais, registos públicos, listas telefónicas, listas de pessoas pertencentes a ordens profissionais, Internet, e a informação contida em perfis abertos nas suas redes sociais. Se concluirmos que os dados prestados não são verdadeiros, se forem detetadas inconsistências ou se for identificada uma suspeita de fraude nas verificações anteriores, o WiZink pode solicitar informações adicionais ao requerente ou, por precaução, recusar o pedido. Criar padrões anonimizados de modo a identificar possíveis operações fraudulentas na documentação e informação que facilites. Informamos. Além disso, possuímos um sistema automatizado de deteção de inconsistências ou indícios de fraude dos dados fornecidos quando solicitas um produto. Nesses casos, o risco de fraude será calculado automaticamente para avaliar se devemos conceder ou recusar cautelosamente o produto solicitado para proteger a identidade dos interessados. Este sistema avalia o pedido comparando-o com os padrões de risco de fraude desta entidade, incluindo o resultado das verificações indicadas no parágrafo anterior. Iremos realizar esta avaliação com base nas informações que deste no pedido ou noutros produtos que contrataste e através das fontes externas mencionadas no parágrafo anterior.
- Caso seja detetada uma tentativa de fraude que afete os teus dados pessoais, e a menos que exista uma circunstância de interesse público ou outra causa legal que o impeça, iremos analisar as informações disponíveis e, quando apropriado, poderemos solicitar a tua cooperação e informações adicionais. Do mesmo modo, como medida de precaução, por razões de segurança e até efetuarmos os controlos adequados, podemos suspender qualquer decisão relativa aos teus dados pessoais.
De acordo com o conteúdo do “teste de ponderação” que documentamos internamente, o interesse legítimo do WiZink é conhecer e identificar os participantes em atividades fraudulentas, a fim de realizar as ações necessárias e aplicar medidas de segurança como o bloqueio automático ou manual do cartão e/ou conta, cumprindo assim o nosso dever de controlar adequadamente o risco.
Em qualquer caso, tens o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como solicitar o teu direito de oposição, indicando o tratamento específico a que te opões e as razões relacionadas com a tua situação particular que justificam tal oposição, tal como indicado na seção "8. Que direitos pode exercer?”.
De acordo com o conteúdo do “teste de ponderação” que documentamos internamente, o nosso interesse legítimo é dado pelo nosso compromisso de cumprir o dever de controlar adequadamente o nosso risco de crédito do WiZink, bem como o de instituições financeiras terceiras para que possam ter conhecimento da existência de incumprimentos em novos pedidos de financiamento, e prevenir o sobre-endividamento dos nossos clientes, incluindo-os numa lista que pode ser consultada por terceiras entidades que queiram analisar a solvência dos seus solicitantes, salvaguardando, deste modo, o bem-estar do sistema financeiro e ajudando a evitar situações de incumprimento dos clientes.
Em qualquer caso, tem o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como de solicitar o teu direito de oposição, indicando o tratamento específico a que te opões e as razões relacionadas com a tua situação particular que justificam tal oposição, tal como indicado na seção "8. Que direitos pode exercer?”.
v) Em caso de incumprimento, poderemos efetuar avaliações e classificações dos teus dados para que, na medida do possível, possamos chegar a uma solução adaptada à tua situação específica.
No caso de não conseguirmos contactar-te nos contatos telefónicos que nos tenhas fornecido e/ou estejam nos nossos sistemas de informação e bases de dados, (nomeadamente, dados associados ao histórico das nossas interações consigo), poderemos recorrer a várias fontes externas acessíveis ao público, tais como dados publicamente disponibilizados por ti em redes sociais [de cariz profissional], listas e diretórios telefónicos públicos, jornais e boletins oficiais, registos públicos e dados pessoais disponibilizados por terceiros ao WiZink, com base no consentimento expresso dos titulares dos dados.
Também poderemos entrar em contato com familiares ou pessoas próximas e consultar os dados associados com o histórico das interações que tenhas tido connosco e os contactos telefónicos que tenhas disponibilizado em interações anteriores, com o único fim de o localizar. Em nenhuma circunstância, o WiZink disponibilizará informação de ti ou da sua situação aos teus familiares.
De acordo com o conteúdo do “teste de ponderação” que documentamos internamente, o interesse legítimo do WiZink nestas operações de tratamento é contatar clientes que têm uma situação de endividamento, evitar a geração de novos juros derivados do mesmo e chegar a um acordo de pagamento adequado para ambas as partes.
Tens o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como de solicitar o teu direito de oposição, indicando o tratamento específico a que te opões e as razões relacionadas com a tua situação particular que justificam tal objeção, tal como indicado na seção "8. Que direitos pode exercer?”.
vi) Contatar para ajudar a finalizar a teu pedido de produtos e serviços do WiZink, nos casos em que não tenha sido concluída.
De acordo com o conteúdo do nosso “teste de ponderação”, o interesse legítimo do WiZink é melhorar a qualidade dos nossos processos de contratação (por exemplo, acelerar o mesmo, ou melhora experiência do cliente).
Tens o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como de solicitar o teu direito de oposição, indicando o tratamento específico a que te opões e as razões relacionadas com a tua situação particular que justificam tal objeção, tal como indicado na seção "8. Que direitos pode exercer?”.
Em qualquer caso, o WiZink realiza todas estas atividades respeitando os teus direitos e liberdades. Podes opor-te à realização destes processos como indicado na secção "7. Que direitos posso exercer? A oposição a estas operações de tratamento não afetará os serviços que contrataste. Lembra-te que podes sempre e em qualquer altura te opor a qualquer dos tratamentos indicados nesta secção.
c) O WiZink irá tratar os teus dados com base no teu consentimento para as seguintes finalidades:
i) Para atender aos pedidos que possas realizar através dos espaços ou canais habilitados para o efeito.
ii) O WiZink irá tratar os teus dados biométricos, que serão conservados com as medidas de segurança adequadas e que apenas poderão ser utilizados para as finalidades que, em cada momento, consentires expressamente, tais como:
- Comprovar a tua identidade no caso de que, como parte do processo de contratação de algum produto do WiZink, autorizes a realização da verificação da tua identidade através de videochamada. Nestes casos, poderemos utilizar a gravação que contem a tua imagem e voz.
- Formalizar contratos de produtos do WiZink, mediante assinatura digital biométrica, caso autorizes efetuar a contratação desta forma. Neste caso, poderemos utilizar os dados de pressão, velocidade e inclinação, entre outros.
iii) Enquanto não sejas cliente desta entidade e nos tenha dado a sua autorização, o WiZink poderá enviar-te comunicações para o informar sobre os produtos e serviços desta entidade por qualquer meio, incluindo por meios eletrónicos.
iv) Se fores cliente de alguma das entidades do Grupo (Ver Anexo I. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK), e se tiveres dado a tua autorização, o WiZink poderá contactar-te para informar sobre os nossos produtos e serviços.
v) O WiZink poderá informar-te sobre produtos e serviços comercializados por esta entidade que não sejam semelhantes a produto(s) contratado(s), bem como poderá solicitar-lhe informação adicional sobre as tuas preferências de produtos para fins de marketing, desde que nos tenha dado a tua autorização.
vi) Tratar a informação obtida através dos cookies utilizados nas páginas web do WiZink, com as finalidades estabelecidas na política de Cookies ( https://www.wizink.pt/public/informacao-legal/cookies), e que se resumem a permitir o correto funcionamento da web, analisar as tuas preferências e oferecer-te produtos ou serviços personalizados que, com base na informação que nos tenhas dado e com base na informação decorrente da relação contratual, se adaptem às tuas preferências, de modo a que seja possível medir a eficácia das campanhas que efetuamos.
vii) Caso tenhas autorizado, o WiZink poderá aceder periodicamente à informação disponível nas tuas contas noutras entidades através da tua banca online, para incluir essa informação no teu perfil comercial e personalizá-lo, com a finalidade de te oferecer outros produtos e serviços comercializados pelo WiZink e por empresas terceiras colaboradoras, bem como benefícios ou melhores condições para a sua aquisição. O tratamento dos teus dados pessoais será limitado ao que tenhas consentido a cada momento.
viii) O WiZink pode partilhar os teus dados com outras empresas do Grupo WiZink ou com outras empresas colaboradoras WiZink para que estas te possam contactar e oferecer os seus produtos e serviços, desde que nos tenhas dado a tua autorização. Podes consultar todas as empresas do Grupo WiZink às quais podemos comunicar os teus dados para os fins acima mencionados no Anexo I. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK, bem como as empresas colaboradoras às quais podemos comunicar os teus dados para os fins acima mencionados no Anexo III. EMPRESAS COLABORADORAS DO GRUPO WIZINK.
ix) Se o teu dispositivo móvel permitir e caso tenhas dado a tua autorização, o WiZink poderá aceder à geolocalização do teu dispositivo móvel para lhe disponibilizar a localização de postos de gasolina da MOEVE, bem como detetar possíveis situações de fraude e usurpação de identidade.
x) Caso sejas utilizador da aplicação móvel WiZink (doravante “App”) e queiras partilhar connosco algum ficheiro, poderás utilizar a funcionalidade da App que te permite carregar imagens ou arquivos que tenhas guardado no teu dispositivo ou ativar a câmara. Para tal, o WiZink irá pedir autorização para permitir o acesso da App a este tipo de conteúdos armazenados no teu dispositivo. Além disso, caso queiras descarregar os teus extratos ou outros documentos disponíveis através da tua App, o WiZink pedirá também autorização para descarregar no teu dispositivo. O WiZink não irá aceder à restante informação armazenada no eu dispositivo, nem utilizará as imagens ou ficheiros às quais tenhas acesso para finalidades distintas das mencionadas.
xi) Se és titular de um cartão de crédito “co-branded” emitido pelo WiZink e um parceiro do WiZink, podemos partilhar os teus dados para poder gerir o programa de fidelização do cartão de crédito.
xii) Conservar e tratar as gravações das chamadas telefónicas, de modo a provar transações comerciais, monitorizar a qualidade do serviço prestado, combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e outras obrigações legais.
xiii) Utilizar e tratar exclusivamente os dados identificativos (nome, número de contribuinte) e de contato (email, número de telemóvel) incluindo a data de nascimento e o setor de atividade profissional obtidos através da Agência para a Modernização Administrativa, I.P (AMA), depois de teres autenticado o teu acesso através da tua chave móvel, com a finalidade de possibilitar o auto-preenchimento e validação dos teus dados pessoais no formulário de adesão ao cartão de crédito.
xiv) Utilizar e tratar os dados de emprego disponíveis na Autoridade Tributária e na Segurança Social exclusivamente para verificar a tua situação de empregabilidade.
Na seção “8. Que direitos pode exercer?” indicamos quais são os teus direitos, incluindo o teu direito a retirar o(s) consentimento(s) que nos tenhas dado anteriormente, caso não pretendas que efetuemos esse tratamento, bem como exercer esse direito. Informamos ainda que a eventual retirada de consentimento anteriormente dado não tem efeito retroativo.
d) O WiZink irá tratar os teus dados para o cumprimento das suas obrigações legais:
Conforme a legislação aplicável ao WiZink, serão realizados tratamentos de dados pessoais decorrentes de diversas obrigações legais relacionadas, entre outras com: prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo, regulação das entidades financeiras e de crédito, regulação do mercado de seguros, e obrigações fiscais, avaliação do cumprimento da legislação aplicável, como, por exemplo, proteção de dados e consumo, incluindo a gestão de reclamações ou queixas recebidas, bem como a defesa jurídica desta entidade perante qualquer reclamação ou pedido de informação recebido por parte de organismos públicos, Tribunais ou Entidades de Resolução Alternativa de Litígios.
i) Para realizar uma avaliação de solvência e risco creditício de produtos de ativo do WiZink:
Com vista à correta aplicação das medidas pré-contratuais relativas ao teu pedido, o WiZink estabeleceu um sistema automatizado de criação de perfis de risco de crédito ou "scoring" que permite avaliar a tua solvência quando solicita um cartão de crédito, um empréstimo ou outro produto ou serviço de ativos. Também utilizamos este sistema automatizado, quando te oferecemos um serviço ou te propomos um aumento da linha de crédito do seu cartão. Nestes casos, a probabilidade de cumprir as tuas obrigações de pagamento será automaticamente calculada para avaliar se podemos ou não conceder-te o Serviço, bem como definir o limite de crédito do teu cartão de crédito ou o montante do empréstimo. Este "scoring" é o resultado de um procedimento matemático-estatístico e é necessário para cumprir com as obrigações estabelecidas nos nossos contratos de crédito ao consumo, em conformidade com a legislação de proteção de dados e os seus resultados suportam a nossa decisão nestas situações.
Em particular, através deste sistema efetuamos uma avaliação da tua capacidade para fazer face ao pagamento das quantias que terás de pagar por contrato, bem como o teu nível de risco, comparando-o com os perfis de risco de crédito acima indicados que concebemos no WiZink.
Efetuamos essa avaliação com base nas seguintes informações que temos de ti:
- A informação que nos disponibilizas diretamente, seja no momento do pedido de adesão ao produto, bem como durante a vigência das relações contratuais que tenhas tido com o WiZink (por exemplo: o teu salário, os teus gastos, obrigações, emprego ou antiguidade laboral).
- A informação que derive da relação contratual em vigor que temos contigo, ou a informação derivada de anteriores relações contratuais que tenhas tido com o WiZink (por exemplo: o teu comportamento, consumos e preferências na amortização de créditos em vigor e anteriores).
- Também poderemos consultar fontes externas, cumprindo com os procedimentos e garantias estabelecidos na legislação em vigor, tais como:
- A consulta à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal, de modo a obter os dados necessários para identificar as pessoas com quem mantém, direta ou indiretamente, riscos de crédito, bem como as características dessas pessoas e riscos, incluindo, em particular, as que afetarem o montante e a recuperabilidade do mesmo. Quando se tratar de riscos de empresários individuais a atuar no exercício da sua atividade empresarial, deverá fazer-se constar tal condição. Além disso, deverá ser dada informação sobre o direito do WiZink a obter relatórios de CRC sobre os riscos registados.
Esta análise da tua solvência, através da qual avaliaremos a tua capacidade para fazer face a eventuais dívidas, será realizada através da tomada de decisões individuais automatizadas, de acordo com os perfis de risco de crédito acima indicados. Com base no risco que identificarmos e na qualificação creditícia resultante da análise de tais informações, poderemos aprovar, alterar ou recusar a contratação do produto que nos solicitas ou ser elegível para oferecer serviços ou alterações nos seus termos atuais. No caso de recusarmos um pedido de crédito com base numa decisão individual automatizada, poderás efetuar as alegações que consideres oportunas, opondo-te às mesmas, solicitando a intervenção humana na decisão, expressar a tua opinião e contestar a decisão.
Temem consideração que no WiZink submetemos este sistema a revisões periódicas de modo a evitar que ocorra algum possível desajuste, erro ou imprecisão na avaliação.
ii) Prevenir o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo:
As operações de tratamento que sejam efetuadas para cumprir com a legislação de prevenção de branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo são:
- Verificar se tens ou tiveste cargos de Responsabilidade Pública.
- Comprovar a informação que nos facultaste, comparando-a com fontes externas acessíveis ao público, como diários e boletins oficiais, registos públicos, resoluções das administrações publicas, listas telefónicas publicas, listas de pessoas pertencentes a ordens profissionais, internet ou, inclusive, o acesso a informação contida em perfis abertos das suas redes sociais.
- Reporte e consulta à Unidade de Informação Financeira (UIF) e ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP)
- Disponibilizar informação sobre transações efetuadas a autoridades ou organismos oficiais de outros países, situados tanto dentro da União Europeia como fora, no âmbito da luta contra o financiamento do terrorismo e formas graves de delinquência organizada, bem como a prevenção do branqueamento de capitais.
iii) De modo a cumprir com o estabelecido na regulamentação bancária, o WiZink deve declarar à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal os dados necessários para identificar as pessoas com quem mantém, direta ou indiretamente, riscos de crédito, incluindo as dívidas existentes em caso de não cumprires as obrigações de pagamento, bem como as características dessas pessoas e riscos, incluindo, em particular, as que afetarem o montante e a recuperabilidade do mesmo. Quando se tratar de riscos de empresários individuais a atuar no exercício da sua atividade empresarial, deverá fazer-se constar tal condição. Além disso, deverá ser dada informação sobre o direito do WiZink a obter relatórios de CRC sobre os riscos registados.
iv) De igual modo, em cumprimento com o disposto na Lei 44/2002, de 22 de novembro, de Medidas de Reforma do Sistema Financeiro, e da Lei 10/2014, de 26 de junho, de Regulação, Supervisão e Solvência das Instituições de Crédito, e demais obrigações e princípios da normativa sobre crédito responsável, o WiZink deverá realizar os seguintes tratamentos:
- Declarar à Central de Informação de Riscos do Banco de Espanha (CIRBE) os dados necessários para identificar as pessoas com as quais mantém, direta ou indiretamente, riscos de crédito, bem como as características dessas pessoas e riscos, incluindo, em particular, as que afetam o montante e a recuperabilidade dos mesmos. No caso de exposições a empresários em nome individual que atuem no exercício da sua atividade, tal deve ser declarado.
v) Em cumprimento das obrigações legais do Decreto-Lei nº 133/2009, de 2 de junho, e da Lei nº 24/96 de 31 de julho sobre o a defesa do consumidor, no caso de financiamento Aplazame, o WiZink e o comerciante podem trocar os dados pessoais necessários para gerir os cancelamentos, devoluções e garantias de produtos solicitados pelo Titular do Cartão. Estes dados só poderão ser utilizados para gerir estes pedidos e não para outros fins.
Na seção “8. Que direitos pode exercer” indicamos-lhe quais são os teus direitos e como os podes exercer, e o que fazer caso não queiras que estes tratamentos sejam realizados. Para estes efeitos, lembra-te que não podes opor-te a tratamentos necessários para o cumprimento de obrigações legais. No caso de decisões individuais automatizadas que produzam efeitos jurídicos na esfera jurídica do titular de dados, como acima referido, podes opor-te às mesmas solicitando intervenção humana na decisão, expressar a tua opinião e contestar a mesma.
Em todo o caso, recordamos que estes tratamentos estão sujeitos à mais estrita confidencialidade e a medidas de segurança para evitar os teus dados pessoais sejam utilizados para um uso diferente dos previstos nesta política.
3. COMO OBTEMOS OS TEUS DADOS?
Recolhemos informação sobre ti de diversas fontes, conforme detalhado a seguir:
a) De ti quando nos solicitas um produto, quer seja no nosso site ou através de colaboradores, agentes, assim como quando comunicamos contigo por telefone, e-mail, SMS ou carta, ou por qualquer outro meio ou serviço;
b) Automaticamente, quando utilizas os nossos produtos, serviços ou plataformas. Por exemplo, dados sobre os produtos ou serviços que adquiriste, o teu histórico de transações, hábitos de pagamento ou o teu nome de utilizador e palavra-passe. Do mesmo modo, através dos cookies, que são pequenos ficheiros de texto com informação sobre a tua navegação no nosso site, e cujo principal objetivo é permitir o funcionamento correto do site, analisar as preferências e oferecer-te produtos ou serviços personalizados e medir a eficácia das campanhas que fazemos. Podes encontrar toda a informação no seguinte link: https://www.wizink.pt/public/informacao-legal/cookies.
c) Fontes externas:
- Informação obtida junto da Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal;
- UIF (Unidade de Informação Financeira) consulta e verificação da atividade económica registada para a Prevenção do Branqueamento de Capitais e do Financiamento do Terrorismo;
- Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) consulta e validação da tua identidade e autopreenchimento dos referidos dados no formulário curto de adesão.
- Autoridade Tributária e Segurança Social consulta e verificação da atividade económica registada
- De empresas do Grupo WiZink: o WiZink poderá aceder a informação contida noutras empresas do Grupo WiZink, com a finalidade de reforçar a tua identificação, prevenir a fraude e prevenir o branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, bem como agilizar a contratação dos nossos produtos que tenhas solicitado. Podes rever as empresas do Grupo WiZink no Anexo I. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK;
- De empresas que colaboram com o WiZink: o WiZink poderá aceder aos teus dados de outras empresas colaboradoras, tal como indicámos nos tratamentos em que isto é aplicável. Pode rever as empresas colaboradoras do Grupo WiZink no Anexo III. EMPRESAS QUE COLABORAM COM O GRUPO WIZINK.
- Informação estatística relativa a dados sociodemográficos obtida a partir de fontes públicas;
- Outras: podemos ampliar as informações que temos sobre ti consultando outras fontes externas, como diretórios telefónicos, informações de colaboradores do WiZink que contem com o teu consentimento para tal, informações públicas acessíveis, para avaliar a tua solvência, cumprir as nossas obrigações legais, como a prevenção da fraude, do branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo, e gerir ações dirigidas à recuperação de dívida. Além disso, para a prevenção da fraude, do branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo, o WiZink poderá consultar as informações disponíveis em redes sociais.
Caso tenhas iniciado um pedido de financiamento de forma não presencial através da marca Aplazame para a compra de um serviço ou de um bem móvel num comerciante ou estabelecimento com o qual o WiZink tenha assinado os acordos correspondentes, receberemos os teus dados pessoais dos comerciantes ou estabelecimentos nos quais estejas interessado na compra do serviço ou do bem, a fim de processar o pedido de financiamento.
4. QUE DADOS RECOLHEMOS SOBRE TI?
Os dados pessoais que recolhemos sobre ti no WiZink são os que proporcionas diretamente nos pedidos de produtos ou serviços, os gerados durante a vigência do produto ou serviço, e os dados recolhidos através de fontes externas, anteriormente mencionados. A seguir, incluímos uma lista das categorias de dados pessoais que tratamos, com exemplos de cada um deles, expostos a título enunciativo e não limitativo. Podes rever as categorias de dados pessoais que realizamos em cada tratamento no Anexo IV. CATEGORIAS DE DADOS PESSOAIS POR ATIVIDADES DE TRATAMENTO.
a) Dados identificativos: como o teu nome, apelidos, Cartão do Cidadão/Bilhete de Identidade/documento identificativo equivalente, bem como a tua imagem e voz como resultado de chamadas e outras interações que tivemos contigo.
b) Dados de contacto que nos tenhas dado, incluindo a tua morada, endereço de e-mail e números de telefone pessoais e profissionais. Caso tenhas montantes em dívida e não seja possível localizar-te, também recolhemos dados adicionais de contacto, conforme descrito no ponto 3.
c) Dados sobre as tuas características pessoais que nos tenhas dado: como a tua data de nascimento, nacionalidade, género, estado civil e número de filhos.
d) Dados profissionais ou da tua atividade: como os dados de contato laboral, telefone e endereço de e-mail de trabalho, e formação.
e) Dados relativos às tuas circunstâncias sociais que nos tenha dado, tais como o teu país de residência, se tens casa arrendada ou comprada, bem como os teus dados comportamentais disponibilizados por ti em inquéritos que possamos ter efetuado ou gerado a partir da utilização de produtos ou serviços que tenhas contratado, tais como os teus hábitos e preferências, bem como dados derivados de Cookies, tal como descrito na Política de Cookies do WiZink. Podes consultar em: https://www.wizink.pt/public/informacao-legal/cookies.
f) Dados económicos e financeiros: como rendimento bruto anual, salário, solvência, dados de comportamento financeiro e transações. Podemos também tratar dados financeiros e dados obtidos de fontes externas como parte da avaliação de solvabilidade que realizamos, tais como riscos de crédito declarados na CRC por outras entidades, relativamente a incumprimentos registados em ficheiros de informação de crédito.
g) Dados sobre produtos ou serviços contratados: produto ou serviço solicitado ou fornecido pelo WiZink e dados sobre as transações realizadas, dados gerados com base nos produtos ou serviços que tenha contratado, tais como a sua capacidade creditícia, o seu histórico de pagamentos, comportamento financeiro ou transações com produtos WiZink, os limites estabelecidos para efetuar compras ou levantar dinheiro em caixas multibanco, seguros de proteção de pagamentos e outros seguros, o balanço dos seus cartões WiZink.
h) Dados biométricos (desde que tenhamos o teu consentimento explícito): reconhecimento facial nas videochamadas, impressões digitais e assinatura eletrónica.
i) Dados de conexão: Códigos ou chaves de identificação, como nome de utilizador e palavra-passe criados para operar na nossa página web, OTP (One Time Password) e os endereços IP resultantes de uma determinada operação.
j) Dados de geolocalização do teu dispositivo móvel, sempre que tenhamos obtido o teu consentimento na configuração do teu dispositivo.
k) Dados pessoais relacionados com condenações penais e infrações relevantes: em alguns casos, podemos ter acesso a estes dados, quando autorizados por legislação nacional e/ou da União Europeia, ou obrigados pelas autoridades competentes e sejam utilizados exclusivamente com a finalidade de cumprir com as referidas obrigações como, por exemplo, a prevenção do branqueamento de capitais.
l) Dados relativos a cartões de crédito, gerados para que possa utilizar esse produto, como o número do teu cartão de crédito, o CVV, a data de expiração ou o teu PIN.
Os dados recolhidos pelo WiZink são necessários para cada finalidade específica para a qual serão utilizados. Os dados geralmente solicitados são obrigatórios (salvo indicação em contrário no campo requerido) para os fins para os quais são recolhidos. Se os dados não forem fornecidos, o WiZink não poderá tratar o teu pedido.
5. COMO GERIMOS OS TEUS DADOS DE CONTATO E AS TUAS PREFERÊNCIAS PARA RECEBER COMUNICAÇÕES QUANDO TEM VÁRIOS PRODUTOS CONTRATADOS?
Informamos que os dados de contato que forneceste para um produto específico continuarão a ser utilizados apenas para esse produto.
Do mesmo modo, no caso de teres contratado vários produtos com esta entidade, e teres indicado preferências diferentes para receber comunicações comerciais sobre os produtos WiZink, teremos em conta a preferência mais restritiva. Tens sempre o direito de comunicar diretamente com o WiZink para ativar ou desativar comunicações comerciais, caso em que a preferência que nos comunicaste relativamente ao envio de tais comunicações será atualizada nos nossos sistemas.
6. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS TEUS DADOS?
Em geral, trataremos os teus dados pessoais durante o tempo necessário para os fins para os quais nos forneceste. Basicamente, enquanto mantiveres uma relação contratual e/ou comercial connosco.
Em qualquer caso, depois disso, iremos manter os teus dados pessoais devidamente bloqueados. Em conformidade com a lei, só os manteremos (i) durante os períodos determinados em cada caso pelos regulamentos aplicáveis e/ou para cumprimento de obrigações legais (ii) para tratar de eventuais reclamações ou (iii) para os colocar à disposição das autoridades administrativas e/ou judiciais.
Uma vez decorridos esses prazos, procedemos à sua eliminação.
A título de exemplo e sem limitação, alguns dos períodos de retenção que o WiZink determinou internamente são os seguintes:
- Os dados pessoais fornecidos no âmbito do contrato serão conservados pelo WiZink durante a duração da relação contratual, uma vez que são necessários para prestar os serviços contratados e até que as transações sejam totalmente liquidadas. Quando a relação com o WiZink terminar, os dados serão apagados e mantidos devidamente bloqueados durante 20 anos, a fim de cumprir as diferentes obrigações legais a que estamos vinculados e, após os quais os dados serão definitivamente apagados.
- Os dados fornecidos para realizar uma consulta ou exercer os teus direitos, serão conservados durante o tempo necessário para o seu tratamento e, após o mesmo, serão conservados por um período máximo de 3 anos, no caso de existir qualquer reclamação ou ação para os Tribunais e/ou Entidades de Resolução Alternativa de Litígios.
- Os dados utilizados para realizar inquéritos ou estudos de mercado serão conservados durante a duração dos inquéritos ou estudos e, uma vez terminados, por um período máximo de 3 anos.
7. PARTILHAMOS OS SEUS DADOS COM TERCEIROS?
Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com os seguintes destinatários:
a) Administrações, Autoridades e/ou Organismos Públicos, incluindo Tribunais e Entidades de Resolução Alternativa de Litígios, em conformidade com a legislação em vigor.
b) Caso ocorram incumprimentos da tua parte, poderão ser comunicados a empresas de solvência patrimonial, tais como a Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, cumprindo os procedimentos e garantias que em cada momento estabelecer e lhe reconhecer a legislação em vigor e de acordo com as informações fornecidas no ponto "2. Com que finalidade tratamos os seus dados e qual é a sua base legal?";
c) Outras instituições de crédito e de serviços financeiros, nomeadamente entidades financeiras adstritas ao sistema de intercâmbio de informação bancária (ex: SWIFT) e fornecedores de serviços de pagamento (ex: Mastercard, Visa, SIBS).
d) CIRBE (Central de Informação de Riscos do Banco de Espanha), o WiZink está legalmente obrigado a fornecer-lhe os dados necessários para identificar as pessoas com quem mantém, direta ou indiretamente, riscos de crédito, bem como as características dessas pessoas e riscos, incluindo, em particular, as que afetam o montante e a recuperabilidade desses riscos.
e) No caso de recebermos um pedido de financiamento de um bem móvel ou serviço num comerciante ou estabelecimento (solução oferecida sob a marca Aplazame) com a qual o WiZink tenha celebrado o respetivo contrato, partilharemos com a referida comerciante/estabelecimento, em execução de diligências pré-contratuais, se o pedido de financiamento foi ou não aprovado, sem indicação dos motivos, com o único objetivo de lhes permitir entregar o bem ou serviço adquirido ao Titular do Cartão.
f) Nos financiamentos aprovados pela Aplazame para um serviço contínuo oferecido pelo comerciante, com o qual o Banco tem um acordo, poderemos partilhar a informação sobre o não pagamento com o comerciante enquanto prestador de serviços. Se o não pagamento se mantiver, o WiZink poderá transferir os teus dados pessoais e os direitos decorrentes do contrato de financiamento para o prestador de serviços ou para um terceiro. Isto afetará o prazo do serviço ou o resultado do serviço, dependendo dos termos e condições que tenha acordado com esse comerciante. O WiZink informá-lo-á antecipadamente, de acordo com os regulamentos de proteção de dados, de qualquer alteração na propriedade da dívida e da transferência dos seus dados pessoais.
g) Em cumprimento das obrigações legais do Decreto-Lei nº 133/2009, de 2 de junho, e da Lei nº 24/96 de 31 de julho sobre o a defesa do consumidor, no caso de financiamento Aplazame, o WiZink e o comerciante podem trocar os dados pessoais necessários para gerir os cancelamentos, devoluções e garantias de produtos solicitados pelo Titular do Cartão. Estes dados só poderão ser utilizados para gerir estes pedidos e não para outros fins.
h) Fornecedores de confiança do WiZink: para poder prestar-te um serviço adequado e gerir a relação que mantemos contigo como cliente, estes fornecedores de confiança tratam os teus dados por conta do WiZink, como parte da prestação de serviços que lhes contratamos. Para mais informações, consultar Anexo II. FORNECEDORES DE CONFIANÇA DO WIZINK POR CATEGORIA com uma relação das categorias destes fornecedores. Entre os fornecedores de confiança da WiZink encontra-se a Fiserv, lnc., que fornece ao WiZink serviços de gestão, manutenção e alojamento dos seus sistemas e que podem envolver transferências internacionais de dados de acordo com as garantias adequadas estabelecidas no Regulamento Europeu de Proteção de Dados, feito com base nas suas Regras Corporativas Vinculativas aprovadas pela Autoridade de Supervisão da Proteção de Dados do Reino Unido, disponível em https://www.fiserv.com/en/about-fiserv/privacy-notice.html.
i) Empresas do Grupo: para a realização de tarefas administrativas derivadas dos procedimentos realizados pelo WiZink, bem como para obter a identificação e dados financeiros para a avaliação, avaliação e controlo do risco de crédito e fraude utilizando técnicas de pontuação, bem como para agilizar a contratação de produtos de empresas do Grupo que tenhas solicitado. Podes consultar as empresas do Grupo WiZink no Anexo I. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK.
j) Nos casos em que o titular do cartão tem um cartão de crédito "co-branded" emitido pelo WiZink e um parceiro, o WiZink pode partilhar os dados destes clientes com estes parceiros, a fim de gerir o programa de fidelidade do referido cartão, por exemplo:
- MOEVE Comercial Portuguesa,Lda, caso tenhas aderido ao Cartão de Crédito MOEVE Gow.
- Benfica Portugal, caso tenhas aderido ao Cartão de Crédito Benfica.
k) Empresas que colaboram com WiZink com as quais chegámos a acordos (Ver Anexo III. EMPRESAS COLABORADORAS DO GRUPO WIZINK).
8. QUE DIREITOS PODES EXERCER?
Enquanto interessado, tens os seguintes direitos:
- Acesso: tens direito a conhecer que dados estamos a tratar sobre ti, com que finalidades, a quem os podemos comunicar, o prazo de conservação dos teus dados, bem como a obter uma cópia dos dados que estamos a tratar. Esta cópia será gratuita, sempre e quando não for manifestamente infundada ou excessiva, especialmente devido ao seu carácter repetitivo, caso em que poderemos pedir-te o pagamento de uma taxa baseada nos custos administrativos.
- Retificação: podes pedir-nos para modificarmos os dados que figuram nas nossas bases de dados, quando forem inexatos ou incompletos. Como resultado, os teus dados serão modificados e mantidos no WiZink devidamente atualizados.
- Eliminação: podes solicitar que eliminemos os dados pessoais que tivermos sobre ti na nossa base de dados, quando considerares que o tratamento que estamos a fazer é ilícito, porque a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento desapareceu, porque pretendes retirar o consentimento ou porque te opões ao tratamento. Não obstante, lembra-te de que temos certas obrigações legais que nos impedem de proceder à sua eliminação imediata. Contudo, iremos mantê-los devidamente bloqueados enquanto assim o exigir a regulamentação. Como resultado, os teus dados serão apagados ou adequadamente bloqueados, conforme o caso.
- Portabilidade: tens direito a receber os dados que nos forneceste, num formato estruturado, de uso comum e leitura mecânica, ou de os transferir para outro Responsável, sempre e quando o tratamento que estivermos a realizar seja baseado no consentimento ou na existência de um contrato, e o mesmo seja realizado através de meios automatizados. Como resultado, iremos enviar-te todos esses dados neste formato ou a qualquer outro Responsável que possas especificar.
- Oposição: Podes sempre e em qualquer altura opor-te a qualquer tratamento efetuado por nós com base no interesse legítimo do WiZink, por exemplo, receber comunicações para fins comerciais ou de perfil. Como resultado, o WiZink deixará de tratar os teus dados pessoais para estes fins, desde que não tenhamos um interesse legítimo superior.
- Oposição a estar sujeito a decisões exclusivamente automatizadas: Tens direito a opor-te às mesmas, solicitando intervenção humana em cada decisão, expressar a tua opinião e contestar a mesma, caso estas decisões tenham impacto na tua esfera jurídica ou te afetem significativamente. Como tal, tens direito a que as decisões sejam revistas com intervenção humana.
- Retirar o consentimento quando tiveres dado o teu consentimento: terás direito a retirá-lo. Como resultado, tomaremos as medidas adequadas.
- Limitação do tratamento que fazemos dos teus dados: quando considerares que os dados que estamos a tratar não são exatos, enquanto verificamos a exatidão dos mesmos; quando entender que o tratamento que estamos a realizar é ilícito e te e opuseres à eliminação dos mesmos; e quando considerares que já não necessitamos dos teus dados pessoais e os mesmos sejam necessários para o exercício, formulação ou defesa de reclamações. Como resultado, tomaremos as medidas adequadas.
Podes exercer estes direitos por escrito perante o WiZink, para a seguinte morada: Av. Colégio Militar, n.º 37 F, 6.º Piso, D, 1500-180 Lisboa, Portugal , indicando claramente a pretensão solicitada e anexando documentação que comprove a tua identidade, como uma cópia do teu cartão de cidadão ou cópia de um formulário assinado por ti, onde constem os teus dados identificativos e onde comproves a tua identidade, e / ou através do preenchimento dos formulários para o exercício dos direitos disponíveis no sítio https://www.wizink.ptwww.wizink.pt, na área Proteção de Dados. Depois de confirmarmos a tua identificação, destruiremos imediatamente a fotocópia do documento de identificação que nos tiveres enviado. Para te facilitar o exercício dos teus direitos, o WiZink coloca à tua disposição modelos que, preenchidos com os dados concretos, nos podes enviar nas formas indicadas. Podes consultá-los na explicação de cada um dos direitos mencionados.
Se considerares oportuno, podes ainda apresentar uma reclamação perante a Comissão Nacional de Proteção de Dados.
9. SÃO TOMADAS DECISÕES AUTOMATIZADAS SOBRE MIM?
As decisões individuais automatizadas são aquelas que são tomadas por meios tecnológicos sem intervenção humana e que produzem um efeito jurídico sobre ti.
Utilizamos a tomada de decisões automatizadas para uma maior equidade na tomada de decisões, reduzindo os potenciais erros humanos ou atos discriminatórios, para tomar decisões num período de tempo mais curto e melhorar a eficiência dos processos, ou quando estejamos legalmente obrigados a fazê-lo, entre outros.
As decisões automatizadas não só se podem tomar com base nas informações que nos proporcionar, como também nas que recolhemos de outras fontes. Para mais informações consulta o ponto “3. Como obtemos os teus dados?”
A maioria das decisões não são totalmente automatizadas, requerendo a intervenção humana.
O WiZink toma decisões automatizadas sobre ti nos seguintes casos:
- Avaliamos a tua solvência e avaliação creditícia ou “scoring”.
- Para prevenir o branqueamento de capitais, o financiamento ao terrorismo e outros crimes. Para estes efeitos, analisamos dados pessoais (em transações de pagamento, entre outras) a fim de proteger os produtos de nossos clientes.
- Para detetar operações fraudulentas.
Informamos que o WiZink submete esse sistema a revisões periódicas para evitar que se produza algum possível desajuste, erro ou imprecisão nessa avaliação. Sem prejuízo do exposto, se não estiveres satisfeito com o resultado da tua avaliação, podes opor-se à tomada de decisões automatizadas, fornecendo as informações que considere necessárias para contestar a decisão tomada, e solicitar que a decisão seja revista manualmente tal como explicado na secção "8. Que direitos pode exercer?".
10. QUE OBRIGAÇÕES TENHO SOBRE OS MEUS DADOS?
Tratamos vários dados que precisamos e que te solicitamos como "obrigatórios", porque são necessários para te prestar os serviços ou para cumprir as obrigações estabelecidas no contrato. Assim, se não nos forneceres estas informações, não poderemos tratar o teu pedido ou efetuar a gestão do serviço que nos solicitas.
Da mesma forma, deves garantir que todos os dados que nos proporcionas, ao preencheres o pedido de adesão a um produto do WiZink e durante a relação contratual, são teus, verdadeiros, exatos, completos e atualizados.
Estes dados são necessários para a gestão e execução do contrato, pelo que é necessário que os mantenhas atualizados enquanto durar a relação contratual, para podermos desenvolvê-la corretamente, comprometendo-te a comunicar-nos, com a maior brevidade possível, as modificações e retificações que possam ocorrer nos teus dados pessoais.
11. ATUALIZAÇÕES DA POLÍTICA
A presente Política é atualizada de forma periódica, pelo que recomendamos que a consulte regularmente _WiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal
ANEXO I: EMPRESAS DO GRUPO WIZINK
As empresas que constituem o Grupo WiZink são as seguintes:
- WiZink Bank, S.A.U., CIF A-81831067, com sede em C/ Ulises 16-18; 28043 Madrid.
- WiZink Gestión, S.L., CIF V-80972680, com sede em C/ Ulises 16-18; 28043 Madrid.
- Iberalbion, S.L., CIF B-84226224, com sede em C/ Bari, 11; 50197, Zaragoza.
ANEXO II: FORNECEDORES DE CONFIANÇA DO WIZINK POR CATEGORIA
Lista de Fornecedores de confiança do WiZink que, para nos prestar o serviço que lhes contratamos, podem aceder aos teus dados pessoais.
- Serviços de backoffice
- Serviços de apoio administrativo
- Serviços de auditoria e consultoria
- Serviços jurídicos e de recuperação de dívida judicial e extrajudicial
- Serviços de pagamento
- Serviços de publicidade e comunicação
- Serviços de intermediação financeira
- Serviços de inquéritos e qualidade
- Serviços de call center
- Serviços logísticos
- Serviços informáticos (segurança dos sistemas e da Informação, cibersegurança, sistemas de informação, Arquitetura, hosting, processamento de dados)
- Serviços de telecomunicações
- Serviços de impressão, envelopagem, envios postais e mensagens
- Serviços de arquivo, custódia e destruição da informação (digital e física)
- Serviços de segurança física
- Serviços de manutenção e segurança de edifícios, instalações e equipamentos
WIZINK FORNECEDORES DE CONFIANÇA POR SECTOR DE ATIVIDADE
Abaixo, detalhamos os setores de atividade em que os nossos Provedores de Confiança desenvolvem a sua atividade.
Estes fornecedores de confiança podem aceder aos teus dados pessoais a fim de nos fornecer o serviço que contratámos com eles.
Para a contratação destes Provedores de Confiança, o WiZink segue critérios adequados para a seleção dos prestadores de serviços, a fim de cumprir as suas obrigações de proteção de dados e assina o correspondente Acordo de tratamento de dados com todos eles, impondo-lhes, entre outras, as seguintes obrigações: aplicar medidas técnicas e organizacionais adequadas; tratar dados pessoais para as finalidades acordadas e apenas de acordo com as instruções documentadas do WiZink; e apagar ou devolver os dados uma vez concluída a prestação dos serviços.
- Serviços de apoio administrativo.
- Serviços de auditoria e consultoria.
- Serviços jurídicos e de recuperação de dívidas judiciais e extrajudiciais.
- Serviços de pagamento;
- Serviços de publicidade e comunicação
- Serviços de intermediação financeira;
- Serviços de inquérito e de qualidade;
- Serviços de call center;
- Serviços de logística;
- Serviços informáticos (segurança dos sistemas e da informação, ciber-segurança, sistemas de informação, arquitetura, alojamento, tratamento de dados);
- Serviços de telecomunicações;
- Serviços de impressão, envelopagem, expedição e correio;
- Serviços de arquivo, custódia e destruição de informação (digital e física);
- Serviços de segurança física
- Serviços de manutenção e segurança de edifícios, instalações e equipamento.
ANEXO III: EMPRESAS COLABORADORAS DO GRUPO WIZINK
- MOEVEComercial Portuguesa, Lda (caso tenhas aderido ao cartão de crédito WiZink- MOEVE Gow)
- BENFICA Portugal (caso tenhas aderido ao cartão de crédito WiZink-Benfica.)
- METLIFE EUROPE D.A.C.,Sucursal em Portugal, com escritório na Avenida da Liberdade, n.º 36, 4.º andar, Lisboa;
- IPTIQ LIFE S.A., Sucursal em Espanhacomescritório em Paseo de la Castellana 95, 28045, Madrid
ANEXO IV: CATEGORIAS DE DADOS PESSOAIS POR ATIVIDADES DE TRATAMENTO
PARA A GESTÃO E EXECUÇÃO DO CONTRATO E/OU DILIGÊNCIAS PRÉ-CONTRATUAIS
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Gerir aplicações para produtos que inicias com WiZink, avaliando a tua capacidade de pagamento e risco de crédito através da consulta de ficheiros internos e externos. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados biométricos se escolher a opção de identificação por videochamada com biometria e também se assinar o contrato com assinatura digital, dados de ligação. |
|
Para poder registar-te -lo na área privada como cliente e realizar todas as atividades necessárias para o desenvolvimento, gestão e manutenção do(s) contrato(s) que tens connosco, gerir os teus dados pessoais, registar e recolher o pagamento das operações, gerindo assim o teu contrato ou outros procedimentos disponíveis a qualquer momento, bem como enviar-te todas as informações que nos solicitares. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados de ligação. |
|
Gravação e recuperação de transações, em caso de não pagamento. |
Dados de identificação, dados de contato, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados relativos aos cartões de crédito. |
|
Gerir todas as fases das promoções e/ou sorteios organizados pelo WiZink, bem como a entrega de prémios e o envio de informações (por via eletrónica ou outros meios) relacionadas com os mesmos, de acordo com as bases legais de cada promoção e/ou sorteio. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados. |
COM BASE NO NOSSO INTERESSE LEGÍTIMO
|
Oferecer-te, por qualquer meio, incluindo meios eletrónicos, produtos ou serviços WiZink, incluindo os comercializados pelo WiZink como mediador de seguros que sejam semelhantes aos que contrataste. |
Dados de identificação, dados de contato, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados relativos aos cartões de crédito. |
|
Comunicar os dados estritamente necessários (nome, apelido, data de nascimento e NIF/Passaporte ou documento de identificação equivalente) a outras empresas do Grupo WiZink, exclusivamente nos casos em que tenhas manifestado interesse em contratar produtos a estas empresas, a fim de verificar a tua identidade, evitar fraudes e acelerar a contratação do produto em que estás interessado.
|
Dados de identificação, dados de contato, dados de ligação. |
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Realizar inquéritos ou estudos de mercado que nos permitam conhecer a tua opinião sobre os nossos produtos, serviços e processos, bem como realizar análises dos relatórios e estatísticas obtidas a partir das tuas respostas. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados. |
|
Prevenir e detetar fraudes tanto em aplicações de produtos que tenhas iniciado connosco como nos teus contratos existentes connosco. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados biométricos, dados de geolocalização, dados de ligação, dados pessoais relativos a condenações penais e infrações relevantes. |
|
Em caso de não pagamento, efetuar avaliações e classificações dos teus dados a fim de chegar a uma solução adaptada à tua situação específica, e utilizar os teus dados para te localizar consultando fontes externas acessíveis ao público. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados. |
|
Contactar-te para ajudar a finalizar o teu pedido de produtos e serviços WiZink, nos casos em que este não tenha sido concluído. |
Dados de identificação, dados de contato. |
COM BASE NO TEU CONSENTIMENTO
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Para atender a quaisquer pedidos que possas ter através dos espaços ou canais previstos para o efeito. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais. |
|
Verificar a tua identidade, no âmbito do processo de contratação de qualquer um dos produtos WiZink, autorizar ou efetuar a verificação da tua identidade utilizando a opção de videochamada biométrica. Formalizar os contratos dos produtos WiZink, através de uma assinatura digital biométrica, no caso de autorizares a contratação desta forma. |
Dados biométricos. |
|
Enviar-te comunicações para te informar sobre os produtos e serviços desta entidade por qualquer meio, incluindo os eletrónicos, enquanto não fores cliente WiZink. |
Dados de identificação, dados de contato. |
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Se fores cliente de alguma das entidades do Grupo WiZink e tiveres dado a tua autorização, iremos contactar-te para saber mais sobre os nossos produtos e serviços.
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Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados. |
|
Informar-te sobre produtos e serviços comercializados por esta entidade, que não são semelhantes aos que já contrataste, bem como pedir-te informações adicionais sobre as tuas preferências por estes produtos para fins de comercialização, desde que nos tenhas dado a tua autorização.
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Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados. |
|
Tratar as informações obtidas através dos cookies utilizados nas páginas web do WiZink, para os fins estabelecidos na Política de Cookies. |
Detalhes da ligação. |
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No caso em que o WiZink necessite aceder, à informação disponível nas tuas contas de outras entidades através da tua banca eletrónica, para avaliar a tua solvência. |
Dados de identificação, dados de contato, dados económicos e financeiros das tuas contas. |
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Partilhar os teus dados com outras empresas do Grupo WiZink ou com outras empresas colaboradoras do WiZink para que possam contactar-te e oferecer-te os seus produtos e serviços. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados. |
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Aceder à geolocalização do teu dispositivo móvel para lhe fornecer a localização dos ATMs e estações de serviço MOEVE, e detetar possíveis casos de fraude ou roubo de identidade.
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Dados de identificação, dados de contato, dados de ligação. |
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No caso de seres utilizador da aplicação móvel WiZink, e desejares partilhar um ficheiro connosco, ou descarregar as suas declarações. |
Dados de identificação, dados de contato, dados de ligação. |
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Conservar e tratar as gravações das chamadas telefónicas, de modo a provar transações comerciais, monitorizar a qualidade do serviço prestado, para combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e outras obrigações legais. |
Dados de identificação, dados de contato. |
NO CUMPRIMENTO DE UMA OBRIGAÇÃO LEGAL
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Prevenir o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. |
Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados biométricos, dados de geolocalização, dados de ligação, dados pessoais relativos a condenações penais e infrações relevantes. |
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Comunicação e consulta de dados pelo WiZink ao Banco de Portugal através da Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), em conformidade com as disposições do Decreto-Lei n.º 204/2008, de 14 de outubro, com o principal objetivo de apoiar as entidades participantes na avaliação do risco da concessão de crédito, permitindo-lhes consultar informação agregada sobre o endividamento de quem lhes solicita crédito.
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Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à tua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados pessoais relativos a condenações penais e infrações relevantes. |
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Comunicação de dados pelo WiZink à CIRBE, em cumprimento do disposto na Lei n.º 44/2002, de 22 de novembro, sobre Medidas de Reforma do Sistema Financeiro, e da Lei n.º 10/2014, de 26 de junho, sobre a Regulação, Supervisão e Solvabilidade das Instituições de Crédito, e demais obrigações e princípios da regulamentação sobre o crédito responsável. |
Dados de identificação, dados de contacto, dados sobre as tuas características pessoais, dados profissionais ou sobre a sua atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados pessoais relacionados com condenações penais e infrações.
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